Meu colega Renato Hutter, gestor operacional da M3, uma das empresas do Grupo Mirassol, escreveu aqui no LinkedIn  sobre a mudança da M3 para o CLM Jundiaí, que irá mais do que duplicar a capacidade de armazenagem e expedição da empresa, especializada em transporte e armazenagem de produtos químicos. Essa mudança é um passo importante para os objetivos estratégicos de crescimento do Grupo Mirassol, mas na verdade, como ele já antecipou, é só uma parte da história.

Esse projeto de fato começou com a necessidade de uma mudança para a expansão da M3. Mas ao começarmos a fazer as avaliações de mercado e chegamos à conclusão de que deveríamos fazer uma locação de uma nova área para a expansão do grupo como um todo, em especial da Mirassol Logística, que também está precisando de mais espaço para se expandir e ocupava o CLM de Jundiaí. Então decidimos fazer uma operação conjunta de mudança: a M3 vai para o espaço atualmente ocupado pela Mirassol Logística em Jundiaí, e fomos em busca de uma nova área para a Mirassol Logística.

Mudança triplicará capacidade da Mirassol Logística

Acabamos de fechar contrato com um condomínio logístico em um ponto estratégico em Louveira, próximo a Jundiaí. Nossa nova casa permitirá triplicar a capacidade atual da Mirassol Logística de 10 mil m2 para mais de 27 mil m2 de armazém. Além de uma capacidade muito boa de porta palletes, o novo espaço possui uma área climatizada de 15° C a 24° C, que irá propiciar a implantação de serviço adicional no Grupo Mirassol como o farmacêutico, um segmento estratégico em que queremos atuar.

Estamos realizando um grande investimento para adequações da nova área e ainda aproveitando este momento para investir ainda mais em sustentabilidade, realizando um projeto com a área de suprimentos de renovar toda a frota de empilhadeiras, em 100% dos CDs, substituindo todas as empilhadeiras movidas a GLP e elétricas convencionais, que usam baterias de chumbo, para novos modelos elétricos com baterias de lítio, muito mais eficientes e com menor impacto ambiental.

O novo CLM Louveira será ocupado principalmente por um grande cliente nosso do segmento de máquinas agrícolas e construção civil. Este cliente tem potencial de crescimento de 25% em volume de vendas nos próximos anos e a expansão contempla essa previsão de crescimento. Resumindo, a mudança engloba tanto a nossa necessidade de expansão quanto a do cliente.

Com essa mudança para Louveira, geraremos mais de 90 novos postos de empregos diretos e indiretos na região. Vamos precisar de nova mão de obra, principalmente terceirizada, para diversas áreas como refeitório, portaria e limpeza, além da necessidade de novas vagas de operadores de empilhadeira, analistas e auxiliares logísticos mesmo com a maior parte da equipe da Mirassol Logística atualmente em Jundiaí sendo transferida para Louveira.

Mirassol investe para acompanhar crescimento do setor de logística

Somando as duas áreas ocupadas pela Mirassol Logística e pela M3 atualmente e como ficaremos após a mudança, estamos falando em um crescimento exponencial, passando de 19 mil m2 para mais de 40 mil m2. Nossa capacidade operacional deve aumentar em pelo menos 50%, com possibilidade de geração de receita de maior valor agregado, como o segmento farmacêutico, com a nova área climatizada. Nossa expectativa é iniciar as mudanças em meados de maio, e concluir as operações até julho.

Toda essa movimentação é parte muito importante de nosso planejamento de crescimento até 2025. Nosso objetivo principal, além de manter esse crescimento dos últimos anos é acelerá-lo, e obter um maior equilíbrio dentro do grupo entre os serviços de transporte e logística, que inclui a chamada logística interna, de armazenagem e distribuição. Esse segmento também está crescendo muito e estamos prontos para atendê-lo. Além dessa nova área em Louveira, estamos em negociações avançadas para mais dois novos CLMs, no Vale do Paraíba (SP) e na região sul do país e a construção de um novo CLM na área atual da nossa matriz em Guarullhos

O segmento de logística tem crescido muito no Brasil e no mundo, principalmente devido ao crescimento do comércio eletrônico, mas a demanda por galpões logísticos e uma logística realmente integrada e multimodal vai além. Aqui no estado de São Paulo, não param de ser construídos novos parques logísticos e mesmo assim a disponibilidade de áreas segue caindo e o valor dos aluguéis aumentado. Em alguns lugares onde estamos presentes, como a região de Guarulhos, atualmente a taxa de vacância é baixíssima. A Mirassol está investindo muito para acompanhar essa tendência e seguimos muito bem-posicionados no mercado. Vamos em frente!

Sauro Andrade

Gerente de Projetos do Grupo Mirassol.

Galeria de fotos