Notícias

Defeitos mecânicos no caminhão. Conheça e evite prejuízos!

Defeitos mecânicos no caminhão. Conheça e evite prejuízos!

Defeitos mecânicos no caminhão. Conheça e evite prejuízos!

 

Saiba quais os defeitos mecânicos mais comuns em seu caminhão e viaje de forma segura!

Alguns dos defeitos mecânicos são “comuns” e podem ser minimizados, assim evitando prejuízos financeiros e reduzindo os riscos de acidente. É sempre bom lembrar que quando o caminhão não está em perfeito estado ou com as revisões em dia, os riscos nas estradas são ainda maiores.

Defeitos mecânicos no caminhão:

1 – Iluminação dianteira e traseira.

Você deve sempre estar atento às luzes do seu caminhão, e não só às luzes dianteiras, as luzes traseiras também são muito importantes. A revisão deve ser feita para que acidentes sejam evitados. As luzes traseiras orientam os outros motoristas sobre onde está localizado o seu caminhão na estrada, assim evitando acidentes. Então sempre preste atenção aos detalhes, e ao revisar as luzes dianteiras não se esqueça das luzes traseiras.

2 – Freios danificados e barulhos estranhos.

Todos nós sabemos que os freios são uma parte indispensável nos caminhões, e que podem apresentar defeitos, mas com um pouco de atenção os problemas podem ser minimizados. Barulhos ao acionar os freios não são algo bom, então fique atento(a) para isto. Quando os barulhos começam a surgir é hora de procurar uma revisão.
Ao descer serras ou estradas mais inclinadas o ideal é estar com o caminhão engrenado, além de estar utilizando freio motor e/ou freio auxiliar. E lembre-se, mantenha sempre o limite de velocidade.

3 – Fumaça em excesso e/ou com cores estranhas.

A fumaça do caminhão é algo que pode indicar defeitos. Sim, ela pode te mostrar problemas internos do seu caminhão.
Preste atenção, caso a fumaça tenha uma cor mais clara, pode ser sinal de combustível não queimado ou de que a água está evaporando junto com o combustível. Caso a fumaça esteja mais escura que o normal, o problema pode ser no sistema de injeção (relação de combustível incorreta) ou falha no sistema de escape. A fumaça azulada pode indicar a queima excessiva do óleo lubrificante. Preste atenção na fumaça do seu caminhão e caso veja algo fora do normal procure uma assistência para revisão.

4 – Motor com pouca força.

Quando o caminhão começa a apresentar sinais de pouca força, é sinal de que o motor está afetado. Nestes casos é recomendado que não se force o motor, pois pode agravar o problema. Os motivos da perda de força, podem ser distintos: combustível com baixa qualidade, filtros obstruídos, injetores danificados, entre outros. É sempre importante procurar assistência quando os sinais são percebidos.

5 – Estabilidade do caminhão.

Muitos acidentes são causados por este motivo. A estabilidade do caminhão deve sempre ser revisada e aprovada. Geralmente está relacionada com o conjunto de pneus e rodas, além dos itens de suspensão e direção. A calibragem deve sempre estar em dia.

6 – Dificuldades na troca de marchas.

Se você está tendo dificuldades na troca das marchas, então provavelmente está na hora de uma revisão. É fundamental que o fluxo de passagem das marchas não apresente dificuldades, e caso isso esteja acontecendo, procure assistência.
Sempre que possível troque as marchas em menores rotações, e evite também forçar o câmbio em subidas. Dirigir com a mão apoiada na alavanca é outro erro que muitos cometem, pois isso desgasta o sistema de forma precoce, então evite.

Lembre-se de que além destas revisões “individuais”, você deve fazer de tempos em tempos revisões gerais no seu caminhão, para evitar acidentes e dirigir melhor pelas estradas.

 

Leia também:

Dia do Motorista e a segurança nas estradas

Exames toxicológicos | AVISO IMPORTANTE

Problemas relacionados à visão, não corra esses riscos

voltar