Notícias

Cuidados com o caminhão. Erros que você deve evitar!

Cuidados com o caminhão. Erros que você deve evitar!

Cuidados com o caminhão. Erros que você deve evitar!

 

Sejamos sinceros, temos grande afeto por nossos caminhões, e por muitas vezes passamos mais tempo dentro deles do que em nossas próprias casas.

Por isso devemos ter certos cuidados com ele, para que ele nos leve cada vez mais longe <3

Aqui listamos alguns cuidados com o caminhão que você deve ter atenção:

Cuidados com o caminhão: 1 – Não deixe o tanque vazio.

Deixar o tanque vazio pode acarretar em vários problemas e não só na falta de combustível em si.

A sujeira é um ponto importante, os combustíveis tem uma grande parte de impurezas, e quanto menos combustível no tanque, mais micro-organismos ele terá, assim aumentando as chances da sujeira passar pelo filtro.

Cuidados com o caminhão: 2 – Os faróis são importantes.

Os faróis do caminhão devem sempre estar em boas condições, tanto para que você possa ver o que está na estrada, quanto para que os outros motoristas possam ver o seu caminhão, evitando acidentes.

Faça manutenções no seu caminhão atente-se aos faróis. Mantenha os faróis limpos e regulados, para que não percam o foco de luz.

Cuidados com o caminhão: 3 – Calibre sempre os pneus.

Lembrando que quanto pior o estado dos pneus, mais o motor vai se esforçar, e dessa forma maiores serão os gastos e o consumo.
O uso da marreta para verificar se o pneu está bem calibrado já não é a melhor forma de se certificar. Opte por conectar o pneu ao calibrador automático, que vai fornecer a pressão correta.

Cuidados com o caminhão: 4 – Tenha atenção com os limpadores de para-brisas.

Sem um limpador de para-brisas limpo e em bom estado a sua visão da estada é comprometida, aumentando assim as chances de imprevistos.

O reservatório de água deve estar sempre cheio. As borrachas ressecam facilmente, então o recomendado é que sejam trocadas de 6 em 6 meses dependendo do uso, para assim não se ter problemas maiores. Para a limpeza deve-se usar pano úmido, sem álcool, pois ressecam ainda mais as borrachas.

Cuidados com o caminhão: 5 – Óleo vencido NÃO é uma boa.

Leia o manual do fabricante para saber qual a quantidade mínima de quilômetros para que se possa trocar o óleo do motor. O filtro de óleo também merece atenção pois garante a qualidade do produto por mais tempo.

Cuidados com o caminhão: 6 – Alinhamento e balanceamento do caminhão.

Não deixe o seu caminhão desalinhado, com o estado das estradas brasileiras é fácil isso acontecer, então dê atenção para o alinhamento do caminhão.
Com o caminhão desalinhado a condução é mais difícil e as chances de acidente aumentam, além do desgaste do caminhão ser maior.

Atente-se! Não deixe de buscar manutenção e sempre pense que os acidentes podem ser evitados.

voltar