Notícias

Dia do trabalho. Como surgiu a data?

Dia do trabalho

Dia do trabalho. Feriado de 1° de Maio esconde grande história de lutas e conquistas

 

Dia do trabalho. Comemorado todo 1° de Maio, o Dia do Trabalho chama atenção pela representatividade. Muito mais que um feriado, a data simboliza a luta de trabalhadores por direitos, cidadania e reconhecimento em diversos países do mundo.

No final do século XIX, funcionários de empresas americanas, mais precisamente de Chicago, fizeram uma paralisação para clamar por melhores condições de trabalho. O movimento tomou proporção mundial e se espalhou por outras nações da Europa três anos depois, em 1889. A partir destas manifestações, o regime colaborativo foi acordado e ficou registrado que o limite para exercer atividades de forma funcional e saudável seria de oito horas corridas.

A aprovação às decisões tomadas foi passada de geração em geração e espalhou-se para os séculos XX e XXI. No Brasil, a força trabalhista foi às ruas em 1917 para juntar-se a causa e em 1924 reconheceu 1° de maio como feriado e marco na história dos proletariados.

A data também é comemorada em Portugal, Angola, Espanha, França e muitos outros. Independente da região ou país, o dia reforça a importância da reflexão de ações, normas, atividades e tudo que está envolvido dentro do ambiente de trabalho. Frisa-se que todas questões refletem no ofício de cada empregado e, consequentemente, no desempenho da própria companhia.

voltar